CNT CNT

Metodologia


A metodologia da Pesquisa CNT de Rodovias compreende o passo a passo de como o levantamento é planejado, preparado e executado até chegar ao resultado final. Suas etapas são apresentadas na figura a seguir.

Italian Trulli

Cabe destacar que a reformulação realizada na edição de 2021 culminou em importantes aperfeiçoamentos metodológicos, notadamente na etapa de coleta de dados. Tal reformulação teve como objetivos: aumentar a precisão no registro dos dados; aprimorar o conjunto de elementos observados, com foco na segurança e no desempenho operacional; agilizar o trabalho de campo; incorporar inovações; e automatizar parte da coleta, ao mesmo tempo que manteve o rigor e a confiabilidade dos dados levantados. A reformulação teve ainda, como diretrizes, a atualização das referências normativas e técnicas e a realização da pesquisa em tempo hábil, mesmo com a ampliação constante da malha pesquisada a cada ano.


Os dados utilizados na Pesquisa foram obtidos de três modos, que englobam: a análise visual pelo pesquisador em campo – com o registro em um sistema de coleta digital dos dados; o reconhecimento automático e a captura de imagens em vídeo; e o mapeamento prévio em escritório. Os dados foram consolidados e deram origem às informações disponibilizadas nos resultados apresentados no relatório gerencial e nos painéis de consulta dinâmica.


O detalhamento de todas as etapas da metodologia está disponível no relatório gerencial, assim como a caracterização das variáveis coletadas de Pavimento, Sinalização e Geometria da Via.

*