CNT         SEST SENAT         ITL

20ª Edição - 2016

Apresentação

A necessidade de retomada econômica do Brasil nos próximos anos ampliará as demandas por uma maior eficiência na infraestrutura de transporte e, principalmente, reforçará a percepção da necessidade de o País dispor de rodovias com maior nível de qualidade. Nesse contexto, assegurar a recuperação e a expansão da nossa malha rodoviária mostra-se imprescindível para permitir um crescimento social e econômico com bases permanentes.

O cenário de recuperação exigirá dados atualizados e precisos a respeito das condições das nossas estradas para que as iniciativas priorizadas possam ser mais efetivas em termos de auxílio aos transportadores na realização de suas atividades e também de retorno à nação.

Executada desde 1995, a Pesquisa CNT de Rodovias - uma iniciativa conjunta da CNT e do SEST SENAT - vem suprir essa necessidade de informações atualizadas e precisas para o planejamento e a operação rodoviária de caminhoneiros autônomos e de empresas. Complementarmente, ela fornece elementos fundamentais para a elaboração de projetos e estudos voltados ao aprimoramento das nossas rodovias.

Nosso compromisso com os transportadores e com a sociedade é reforçado a cada nova edição deste estudo. Mantendo sua consolidada tradição de avaliar a evolução qualitativa das principais rodovias brasileiras e de indicar as necessidades de investimento, em 2016, a Pesquisa expandiu ainda mais a extensão avaliada ao atingir 103.259 km.

O elevado rigor técnico aplicado na Pesquisa nos permite obter as mais completas e referenciadas indicações rodoviárias. A partir delas, conseguimos, então, propor medidas voltadas ao auxílio da seleção de rotas mais econômicas e seguras, à constituição de políticas públicas mais eficazes e à evolução dos nossos sistemas logísticos.

Entendemos que a crise nos exigirá esforço redobrado para sermos mais eficientes, inovadores e ágeis nos sentido de viabilizarmos recursos para a melhoria das nossas rodovias tanto nos termos de manutenção das já existentes quanto de sua expansão.

Com a publicação de mais esta edição da Pesquisa CNT de Rodovias, os transportadores reafirmam sua convicção de incentivar o desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas e de passageiros, essencial para a retomada do País no sentido do progresso econômico, da sustentabilidade e da prosperidade social.

Clésio Andrade
Presidente da CNT

Saiba mais sobre os transportes

O relatório completo da Pesquisa CNT de Rodovias está disponível em PDF, confira.

Os resultados de cada UF podem ser consultados em PDF. Confira os 27 relatórios.

Aqui você encontra o release e o resumo com gráficos, números e informações relevantes extraídos da edição 2016.

Veja a tabela com o posicionamento das 109 ligações rodoviárias avaliadas nesta última pesquisa.

Dados da edição 2016: extensão pesquisada (km), extensão total por região, pontos críticos, principais variáveis e investimentos.

Veja seleção com as fotos produzidas durante a pesquisa, organizadas por Unidade da Federação. Visualize, compartilhe e salve no seu computador.